Olá, WordPress!

Começamos aqui um Blog do WordPress, para falar de diversos temas relacionados a nossa área como Webdesign, programação, hospedagem de internet, segurança digital, dicas de Google, e é claro, o próprio WordPress. Se conseguir acompanhar, você verá que o nosso Blog começa no estilo padrão de WordPress com a mensagem de “Olá, Mundo” e sofrerá modificações com o tempo. Vamos fazer postagens a cada grande mudança nele.

Para preparar a instalação do WordPress, é preciso levar em conta os requisitos: Banco de Dados (mySQL ou MS-SQL) e servidor PHP, de preferência 7.1 ou superior. Criamos o nosso banco de dados mySQL e deixamos tudo pronto antes da instalação. Se o site for instalado em diretório, é preciso deixar criado esse diretório e configurar as permissões de Escrita na pasta (chmod 755)

A instalação padrão do WordPress foi simples, apesar de já termos feito isso diversas vezes para clientes distintos. Pode ser feita de modo manual – baixando os arquivos e publicando via FTP, ou de modo automático – através do provedor de hospedagem. Dessa vez, fizemos pelo nosso provedor, a Locaweb, que disponibiliza o WordPress de modo fácil no menu Aplicativos da Central do Cliente. Depois do preenchimento de um breve cadastro, informando dados do Administrador, o caminho onde será instalado e os dados do banco de dados, leva cerca de 5 minutos para concluir a Instalação e estará pronto para uso.

A primeira coisa que costumamos fazer é o login na área administrativa para instalar os plugins básicos. O primeiro plugin foi de backup, para que não se perca nada do site caso ocorra algum erro. Escolhemos o Updraft, mas existem diversas boas opções. O Updraft permite publicar o backup no Dropbox, o que para nós é muito útil. Aqui, nos deparamos com uma mensagem que dependendo da versão do WordPress, é preciso de uma intervenção no código. Havia uma necessidade de informar novamente os dados de FTP para que o plugin fosse instalado. Resolvemos isso com uma linha de código no wp-config.php:

define('FS_METHOD', 'direct');

Depois, buscamos um tema que combinasse com o nosso site. Escolhemos o tema Radiate que nos pareceu simples e elegante.

Editamos o menu para ter um link para nosso site principal, assim quem estiver acessando o Blog, terá oportunidade de voltar (ou conhecer) a página principal da Nishiweb.

Por fim, comecei a editar o post inicial para testar as postagens.

Em breve vamos fazer outras alterações e vamos postando como e quais alterações foram feitas.

Uma opinião sobre “Olá, WordPress!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *