Landing Pages – O que são?

As Landing Pages são parte de uma estratégia de Marketing muito difundida nos últimos anos, chamado Inbound Marketing. O objetivo aqui não é explicar a fundo o Inbound Marketing, mas sim mostrar como uma Landing Page pode ajudar no seu negócio, de forma objetiva.

Landing Page basicamente é uma página com formulário que oferece um brinde em troca do cadastro do usuário. Esse brinde pode ser um e-book, um vídeo, um conteúdo exclusivo, o acesso a uma imagem, sendo que o mais comum é oferecer um e-book em PDF. Este e-book pode conter dicas sobre um produto, dicas sobre design, enfim, algo relacionado ao seu negócio e cujo valor possa ser trocado pelo cadastro do cliente.

Uma dica: esse cadastro deve ser breve, solicitando informações básicas para não assustar o usuário. Nunca deve pedir documentos como CPF, RG, e dados pessoais que não são relevantes. Pode e deve incluir: Nome, E-mail, Celular / WhatsApp, e pode conter perguntas relacionadas ao seu negócio, como por exemplo no caso de uma Clínica de Cirurgia Plástica: “qual parte do corpo gostaria de melhorar?” ou então “qual sua maior dúvida referente a cirurgia plástica”.

Veja um exemplo de Landing Page:

Veja que a Landing Page é um formulário básico, com um título chamativo (atenção para o “gratuito”) e um breve resumo do que a pessoa irá receber caso preencha o cadastro. Depois de preencher o breve cadastro, a pessoa terá acesso direto ao e-book ou poderá receber por e-mail.

A finalidade de obter o cadastro da pessoa (também chamada de Lead) é posteriormente utilizar em uma comunicação mais direta, como um e-mail oferecendo outro conteúdo, ou uma promoção do seu negócio, ou até mesmo uma abordagem mais direta, via WhatsApp, oferecendo seu produto/serviço. Os dados ficam armazenados em um banco de dados para serem usados em futuras ações de Inbound Marketing.

Como instalar botão flutuante de WhatsApp

Hoje vamos explicar como instalar um botão flutuante como este da imagem abaixo, usando um plugin do WordPress:

No Painel de Controle, vá em Adicionar novo Plugin, e pesquise pelo plugin chamado “Click to Chat“.

Clique para instalar o primeiro resultado, do logotipo verde (pode ser que mude com o tempo). Meu critério para instalar plugins é a frequência de atualização e a quantidade de avaliações positivas. Já havia tomado conhecimento deste através de outro site em que trabalhei. É um plugin simples de instalar e muito fácil de configurar. Depois de instalado, clique em Ativar. Localize o plugin no menu esquerdo do WordPress e clique em Settings. Será aberta a tela abaixo:

Logo de cara, a única coisa que precisa mesmo ser alterada é o número do WhatsApp. Digite seu número com DDD e código do país As demais configurações são padrões, e podem ser usadas do jeito que estão, mas vamos mudar algumas coisas:

Ative o checkbox mostrado na tela, ele será útil para economizar um clique do usuário. Desta forma, se o usuário estiver usando desktop, será direcionado para o WhatsApp Web, e se estiver usando celular, será direcionado para o App.

Logo abaixo tem configurações bem interessantes de layout, que determinam o formato e a posição do botão em relação à tela. Escolhi deixar no canto inferior direito.

Salve as alterações e pronto!

Em outro momento, vou mostrar como colocar um botão similar mas sem utilizar plugin, ou seja, no código do seu site.